Hoje vou falar de um puro sangue nacional, trata-se do Dodge Charger R/T, lançado na década de 70. Derivado do Dodge Dart coupé, ele tinha potência e charme como os Dodges americanos da época.
Com um motorzão V8 a gasolina de 216 cv a 4400 rpm, os 0-100 km/h eram em 12 segundos . Ele atingia velocidade máxima de 180 km/h. Para parar é preciso pisar bem firme no pedal . Com todo esse motor, ele não era nada econômico, 4km/l na cidade e 6km/l na estrada.
Ele recebeu diversos elogios de personalidades do automobilismo brasileiro, todos falavam que ele era muito gostoso de dirigir, com uma ótima estabilidade e direção excelente. Em Itaúna são muitos os apaixonados por este belo ícone brasileiro. Vários os exemplares dele estão espalhados por nossa cidade. Ele não era tão perfeito assim não. O tratamento da chapa não era muito bom e isso facilitava a proliferação de ferrugem. O carburador DFV falhava na alimentação do poderoso V8 em altas rotações. Mas nada disso impediu que o Dodge Charger fosse o esportivo nacional mais desejado.
Eu já tive a oportunidade de ouvir o ronco do belo V8. É sensacional. Um ronco extremamente bonito. Não é a toa que conquistou milhares de fãs. Além de ser potente, chama muita a atenção por onde passa.
A produção durou 1970 a 1981, mas a versão americana é produzida até os dias de hoje. Esse das fotos é do ano de 1977 e tem um detalhe muito interessante: o teto dele tem uma textura que lembra pele de cobra. Muito legal!!!
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